
Cinema
(25/10/2003)
CINEMA E CULTURA
HISTÓRIA DO CINEMA
Existem diversas formas de abordar o cinema, podemos dizer que é: arte, cultura, espetáculo, divertimento, indústria, técnica. Depende do ponto de vista do qual o consideramos.
A palavra cinema vem do grego “kinema” que significa movimento. Cinema, nada mais é do que a arte de produzir imagens em movimento.
A preocupação do homem com o registro do movimento é muito antiga. Os desenhos e as pinturas rupestres foram as primeiras formas de representar os aspectos da vida humana e da natureza, produzindo narrativas através de figuras.
Durante séculos, civilizações buscaram meios para produzir a realidade. Considerado um dos mais remotos precursores do cinema, o Jogo de Sombras foram os primeiros espetáculos públicos com projeção de imagens. Surgidas na China, por volta de 5.000 anos antes de Cristo e difundidas na Índia e em Java, as sombras chinesas projetavam silhuetas de figuras humanas, animais ou objetos recortados e manipulados sobre paredes ou telas de linho. O operador narrava a ação quase sempre envolvendo príncipes, guerreiros e dragões.
Outros precursores do cinema foram: a Câmara Escura , no século XVI, que permitia a projeção de imagens externas dentro de um quarto escuro; a Lanterna
Mágica, no século XVII, uma caixa cilíndrica iluminada a vela, que projetava as imagens desenhadas em uma lâmina de vidro.
A invenção da fotografia, no século XIX, abriu caminho para o espetáculo do cinema. Durante todo o século XIX, inventores tentaram construir aparelhos que buscassem produzir a ilusão do movimento: zootrópio, teatro óptico, zoopraxinoscópio e finalmente o cinetoscópio.
Os irmãos Louis e Auguste Lumière, franceses, conseguiram projetar imagens ampliadas numa tela graças ao cinematógrafo, invento equipado com um mecanismo de arrasto para a película. Na apresentação pública de 28 de dezembro de 1895, no Salão Indiano do Grand Café do boulevard des Capucines, em Paris, o público viu, pela primeira vez, filmes como A saída dos operários da fábrica Lumière e Chegada de um trem à estação, breves testemunhos da vida cotidiana. O cinema começava a dar os seus primeiros passos.
No comments:
Post a Comment