

OS BRUTOS TAMBÉM AMAM
(24/11/2003)
SHANE
EUA/1953
De: George Stevens
Com: Alan Ladd ,Jean Arthur, Van Heflin, Brandon de Wilde, Walter Jack Palance.
Western/ 118 minutos
Paramount Pictures
“Os Brutos Também Amam” é um eterno clássico do cinema, considerado o faroeste que obteve maior sucesso nos anos 50. Original e emocionante, cativou platéias em todo o mundo e continua sendo um dos preferidos de muita gente. Avaliado como “o autêntico cinema americano”, a narrativa é quase toda contada e vista pelos olhos de uma criança, que idolatra um misterioso pistoleiro, um herói que aparece do nada, um homem sem passado ou futuro, mas que traz com ele um forte sentimento de ideal, força e justiça.
O diretor George Stevens criou um mito simbólico: a antiga batalha entre o bem e o mal. Retratou o advento da civilização e do progresso dentro de uma região despovoada, a disputa por terras e o despertar de um pequeno jovem para a maturidade.
Baseado no livro homônimo de Jack Scheafer, de 1949, a produção recebeu seis indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Brandon de Wilde), Melhor Ator Coadjuvante (Jack Palance), Melhor Diretor (George Stevens), Melhor Roteiro (A.B. Guthrie Jr) e Melhor Cinematografia Colorida, e ganhou o prêmio de Melhor Fotografia (Loyal Griggs).
Sinopse:
Shane é um enigmático e solitário cavaleiro, que chega em um vale do oeste americano, decide ficar e ter uma vida tranqüila. Ele é mistificado e venerado por um menino (Joey), filho dos fazendeiros Starret e Mariam. O casal o recebe e o convida para morar com eles, mas Shane retoma sua vida de pistoleiro, quando o barão do gado (Ryker) contrata o matador profissional (Wilson) para tomar posse das terras do vale. Após o conflito, ele parte.
Curiosidades:
1) “Os Brutos Também Amam” foi filmado em Jackson Hole, Wyoming, tendo como cenário as montanhas do Grand Tetons;
2) “Os Brutos Também Amam “ é o segundo filme da “Trilogia Americana” de George Stevens, posicionado entre “Um Lugar ao Sol” (1951) e “Assim Caminha a Humanidade” (1956);
3) “Os Brutos Também Amam” está na lista oficial do American Film Institute, entre os melhores 100 filmes dos últimos 100 anos( em 69º lugar) e um dos mais importantes do século vinte;
4) “Os Brutos Também Amam” é o filme preferido do cineasta/ator Woody Alan;
5) Em 1959, durante a primeira visita de Nikita Khrushchev (1894-1971) aos Estados Unidos, o presidente americano Dwight Eisenhower (1890-1969), solicitou a Geroge Stevens uma cópia, em 16 mm, de “Os Brutos Também Amam” para exibi-lo ao premier soviético em Camp David, como: “um resumo do grande desenvolvimento americano pelos seus pioneiros”.
No comments:
Post a Comment