
A natureza é surpreendente. Quem de nós, simples mortais, já parou para observar os hábitos e o dia a dia de pequenos seres vivos, como: lagartas, lesmas, borboletas, abelhas, grilos, joaninhas, besouros, formigas, aranhas, grilos, e muitos outros insetos que passam desapercebidos ou até mesmo causam fobias em algumas pessoas. Durante 15 anos, os biólogos franceses Claude Nuridsany e Marie Perennou, pesquisaram sobre a vida dessas criaturas e tiveram a brilhante idéia de transformar esse trabalho em uma produção cinematográfica. Com muita paciência, criatividade, dedicação, conhecimento e amor a esses bichos, os dois biólogos/cineastas conseguiram trazer à tela grande um filme impecável. Para realizar “Microcosmos – Fantástica Aventura da Natureza”, a dupla de diretores acompanharam a criação de delicados e revolucionários equipamentos fotográficos, utilizando lentes de aumento que ampliaram em centenas e até milhares de vezes o tamanho dos pequenos bichos. Dedicaram três anos em filmagens e seis meses em edição. Registraram cenas, como: a belíssima metamorfose da lagarta em borboleta; o acasalamento de duas lesmas, apresentado de uma forma poética; a técnica habilidosa de aprisionamento de uma aranha, como ela captura sua presa e a armazena em sua bem construída teia; a destreza de um besouro que ao carregar o seu alimento (esterco), depara-se com inúmeros obstáculos, mas permanece firme e perseverante em seu objetivo; as enormes gotas de chuva que caem sobre a vegetação e o solo, atingindo os insetos e provocando um caos; o ritmo frenético de trabalho das formigas e a forma como elas se organizam; a planta carnívora capturando uma abelha e muitas outras cenas geniais.
O som também foi ampliado por aparelhos especiais, o que é aparentemente inaudível parece chegar até nossos ouvidos de maneira clara e natural. A trilha sonora se encaixa perfeitamente em cada cena, fazendo com que o expectador se identifique com o fascinante e imenso universo explorado pelos insetos. É um filme obrigatório , pelo seu valor artístico, pelo conteúdo pedagógico e, também, por apresentar uma fotografia impecável. Ganhou diversas premiações, como o prêmio especial no Festival de Cannes e quatro César (Oscar Francês) nas categorias de fotografia, trilha sonora, som e montagem. Quando foi lançado, em 1996, foi sucesso de bilheteria em vários países e conseguiu atingir um público de várias idades.
SINOPSE:
Em um imenso e fascinante universo verde, há um mundo desconhecido, onde minúsculos seres vivos habitam e interagem com a natureza. O ciclo da vida - nascimento, transformação, comida, luta pela sobrevivência, acasalamento e morte - faz parte do cotidiano de cada uma dessas criaturas. Uma emocionante aventura que tem como personagens principais os insetos.
FICHA TÉCNICA:
“Le Peupple de l´herbe”
França/1996
De: Claude Nuridsany e Marie Perennou
Documentário/77 minutos
No comments:
Post a Comment