WELCOME TO CINEMAC

WELCOME TO CINEMAC

Saturday, February 27, 2010

Matar ou morrer

Matar ou morrer (06/02/2004)
Lançado nos Estados Unidos em 30 de julho de 1952, “Matar ou Morrer” é um clássico de faroeste americano, do período pós-guerra, considerado um dos melhores filmes de todos os tempos. Tem como diretor Fred Zinnemann, produtor Stanley Kramer e roteirista Carl Foreman. É um filme original que aborda temas como ética e moralidade. Uma obra-prima da cinematografia, possivelmente o melhor “western” já realizado. Apresenta-se como um “western” tenso que conta a história de um homem que, apesar de sua integridade e senso de justiça, não é compreendido por sua comunidade. Os personagens passam por dramas psicológicos e de consciência, a sociedade é egoísta e covarde, e se mostra baseada em conceitos de falsa solidariedade e interesse pessoal. Faroeste ou “western” é um gênero especificamente norte-americano, que explora principalmente marcos históricos como a Guerra de Secessão e a Conquista do Oeste. Caracteriza-se, tradicionalmente, por apresentar um esquema narrativo simples, uma ação episódica intensa e uma paisagem física e humana peculiar. Além de possuir valores inerentes de ritmo e movimento, impõe uma universalidade por criar um tipo de herói mitológico cuja vida é lutar pela justiça. O “mocinho” é geralmente representado pelo caubói ou pelo xerife solitário, destemido e justiceiro que desafia o “bandido” ou fora-da-lei. Em “Matar ou Morrer” o gênero está mais intelectualizado. Com três enredos principais: a história do relacionamento de Will Kane (Gary Cooper) e Frank Miller ( Ian MacDoanld) onde o passado surge no presente e resulta numa ameaçadora exibição de um antigo drama; a história de Kane e Amy e do seu casamento interrompido por homens vindos do passado; a história do xerife Kane com a população de Hadleyville, que não lhe dá o apoio moral de que ele tanto precisava em sua luta contra Miller. O herói de Cooper passa quase todo o filme em busca de ajuda, abordando possíveis auxiliares e, também, a recusando . A cena da igreja é o centro moral do filme, quando Kane vai pedir auxílio. A primeira cooperação é dada pelo pastor que começa a ler um texto da bíblia, Malaquias IV, que prediz o fatal destino do “soberbo” e do “malvado” no dia em que “arderá como um forno”, reprovando Kane por sua falta de compromisso com a igreja. Os vilões de “Matar ou Morrer” proporcionam uma base rítmica perfeita e sobressaem-se fortemente no início e no fim do filme. O acerto de contas ao meio-dia (high noon) é a conseqüência do que aconteceu no passado de Hadleyville, cinco anos atrás, quando Kane levou Miller ao tribunal por um crime que lhe valeu a sentença de prisão perpétua. A ação de Matar ou Morrer corre em tempo real, ou seja, inicia-se às 10:40 horas e vai andando minuto a minuto até meio dia em ponto. John Wayne declarou uma vez que “Matar ou Morrer” foi o maior filme antiamericano já feito. Wayne estava aparentemente ofendido com o final do filme que mostra o xerife removendo seu distintivo e jogando-o fora. “ Matar ou Morrer” foi campeão de bilheteria, em 1952, e ganhou diversos prêmios, como o de Melhor Filme e Direção(Fred Zinnemann) pelos Críticos de Cinema de Nova York; quatro Globos de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Ator – Drama (Gary Cooper) , Melhor Atriz Coadjuvante ( Katy Jurado), Melhor Fotografia - Preto e Branco e Melhor Trilha Sonora; o Prêmio Bodil de Melhor Filme Americano; em 1953, ganhou quatro Oscars: Melhor Ator (Gary Cooper), Melhor Montagem ( Harry Gerstad e Elmo Williams), Melhor Trilha Sonora ( Dimitri Tiomkin) e Melhor Canção (Do Not forsake Me, Oh my Darling) (Ned Washington). É um filme imprescindível, contribuiu para consolidar a carreira do super-star Gary Cooper, colocou em evidência a belíssima atriz Grace Kelly(que interpretou seu primeiro papel importante) e confirmou Zinnemann como um dos mais célebres cineastas do mundo. SINOPSE: Numa manhã de domingo do fim do século XIX, Will Kane, o xerife resignatário do povoado de Hadleyville, no Oeste dos Estados Unidos, está se casando com Amy, e vai com ela partir para uma nova vida em outro lugar. É quando chega a notícia de que Frank Miller, o criminoso que Kane mandara para a cadeia para o resto da vida, obteve o livramento condicional após cumprir cinco anos de pena e vem no trem do meio dia para executar a ameaça de vingança feita no passado. Ele está apoiado por três cúmplices que já estão na vila. O xerife, a princípio, é persuadido a partir como planejara, mas decide voltar, mesmo que a noiva não o apóie, para enfrentar Miller. Amy o abandona e pega o trem que a levará de volta para casa, em St. Louis. A partir daí, o xerife tenta recrutar novos auxiliares, mas a população temerosa, hipócrita e até, em parte, exultante, deixa-o sozinho com seu destino. Depois de redigir seu testamento, ele vai ao encontro da gangue num jogo mortal de esconde-esconde nas ruas vazias do povoado. Ouvindo o primeiro disparo quando toma o trem, Amy muda de idéia e volta; pondo de lado seus princípios, atira num bandido pelas costas e o mata. Ajudado por Amy mais adiante, que foi tomada como refém, Kane consegue vencer o duelo com Miller. Atrirando fora a estrrela de xerife, ele deixa a cidade com Amy enquanto os moradores da vila se reúnem constrangidos e embasbacados. FICHA TÉCNICA: High Noon Eua/1952 De:Fred Zinnemann Com: Gary Cooper, Thomas Mitchell, Lloyd Bridges, Katy Jurado, Grace Kelly, Ian Mac Donald, Lee Van Cleef. United Artits Corporation Western/85 minutos.

No comments:

Post a Comment